Consumo de refrigerantes e cancro do pâncreas Versão para impressão Enviar por E-mail

Beber dois ou mais refrigerantes com açúcar por semana aumenta em 87% o risco de desenvolvimento de cancro do pâncreas, sugere um estudo feito em Singapura, com mais de 60 mil pessoas, e publicado na revista "Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention".

Uma equipa de investigadores, liderados por Noel Mueller, calcularam a quantidade de refrigerante ingerido pelos participantes e acompanharam-nos ao longo de 14 anos para determinar quantos desenvolveriam cancro do pâncreas.

Verificou-se que quem bebia dois ou mais refrigerantes por semana era 87% mais propenso a desenvolver este tipo de tumor do que os indivíduos que não consumiam este tipo de bebida gasosa. Nesse período, 140 voluntários desenvolveram cancro no pâncreas.

No estudo, não foi verificada nenhuma relação entre o consumo de sumo e o risco de cancro, o que é explicado, segundo os autores, pelo facto de o sumo de frutas ter um efeito menor que os refrigerantes sobre os níveis de glucose e de insulina.

O estudo também não encontrou uma relação causal exacta entre o consumo da bebida e o aparecimento do cancro. Mas os cientistas especulam que exista uma relação entre os níveis elevados de açúcar no sangue associados ao consumo dos refrigerantes e os níveis de insulina que fomentam a divisão anormal das células pancreáticas.

Segundo os autores, é necessário analisar as conclusões deste estudo com cautela, dado que se tratou de uma análise observacional, a qual não incluiu a avaliação de outros hábitos, comummente encontrados nos consumidores de refrigerantes, tais como o tabagismo.

Referência: Mueller, N. et al. (2010) Soft Drink and Juice Consumption and Risk of Pancreatic Cancer: The Singapore Chinese Health Study. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 19:447-455.

in ALERT Sciences

 

Entrar



Quem está online?

Temos 1 visitante em linha
Associação dos Profissionais de Nutrição e Engenharia Alimentar, Powered by Joomla!; Joomla templates by SG web hosting